Lar olímpico na Salvador Allende

Lar olímpico na Salvador Allende
September 16, 2011 admin
Terreno onde será construída a Vila dos Atletas já está sendo preparado para receber obras de infraestrutura da Prefeitura. Serão 40 edifícios, com mais de 3.500 apartamentos

Marcelo Velasco, engenheiro da construtora responsável pelo empreendimento, faz o estudo do solo no local

Quem passa na frente do terreno de 750 mil metros quadrados na Avenida Salvador Allende mal pode imaginar que, por trás de tapumes, o trabalho de preparação da área que vai receber a futura Vila dos Atletas das Olimpíadas de 2016 já acontece.

– Estamos fazendo a sondagem, o estudo do solo. E Já começamos também a terraplanagem, preparando o terreno para as obras da Prefeitura, que vai fazer a urbanização e infraestrutura do condomínio – explica Marcelo Velasco, engenheiro da Carvalho Hosken, construtora responsável pelo empreendimento.

Prevista para começar em janeiro de 2012, a parte da construção da Vila que cabe à Prefeitura prevê a implantação de ruas – tanto nos acessos quanto na área interna entre os condomínios –, galerias de água e esgoto e instalação da iluminação pública, além da urbanização dos espaços públicos.

Segundo Velasco, o terreno – usado na última edição do Rock in Rio, em 2001 – irá receber aterro de 1,5 m de altura em toda sua extensão, boa parte de material reaproveitado das obras dos corredores expressos BRT (Bus Rapid Transit). Ao final, a Vila dos Atletas estará 3,5 metros acima do nível do mar, evitando alagamentos.

Os condomínios que vão abrigar os atletas em 2016 devem começar a ser construídos ainda em junho de 2012. A previsão é que sejam 40 edifícios de 12 andares cada um, com 3.528 unidades de dois, três e quatro quartos.

Todos os apartamentos terão varanda, salas de estar e jantar e cozinha, além de dependências completas e a infraestrutura comum aos grandes empreendimentos residenciais da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes. E, ao fim das competições, os prédios do complexo serão agrupados para dar origem a diferentes condomínios residenciais.

Considerada uma das mais importantes instalações das Olimpíadas, a Vila está estrategicamente localizada entre algumas das principais dependências dos Jogos: o Parque dos Atletas, o complexo do Riocentro – que abrigará as provas de boxe, além do IBC (International Broadcasting Convention) e do MPC (Main Press Centre) – e o Parque Olímpico Rio 2016.

A ligação com outras áreas de jogos, como a Zona de Deodoro, que vai receber o Parque Radical do Rio e as provas de tiro e hipismo, será feita por meio da Transolímpica, corredor expresso BRT que ligará as duas regiões em aproximadamente 40 minutos.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*