Entorno do Maracanã ganhará novo paisagismo

Entorno do Maracanã ganhará novo paisagismo
January 25, 2013 admin

Obras do entorno do Maracanã incluem calçadas mais largas, novo paisagismo e reestruturação de serviços de infraestrutura

Palco da grande final da Copa das Confederações neste ano e da Copa do Mundo de 2014 – além, claro, das principais partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016 – , o novo Maracanã está sendo preparado juntamente com um “tapete vermelho” para os convidados das noites e tardes de gala. Enquanto o palco principal é preparado pelo Governo do Estado, o entorno é revitalizado pela Prefeitura do Rio, com direito a uma nova passarela ligando à Quinta da Boa Vista, redes de drenagem e esgoto renovadas e marcações exclusivas para ajudar os torcedores a se encontrarem antes de entrarem no estádio.

Os operários estão concluindo serviços de infraestrutura e reconstrução de calçadas, que foram ampliadas. A área reurbanizada inclui a Radial Oeste, a Avenida Maracanã, a Rua Eurico Rabelo e a Rua Professor Manuel de Abreu, além de um trecho da Rua Visconde de Niterói. Entre as novidades estão novas ciclovias e áreas de recreação, com mesa de jogos, bancos, bicicletários, prancha abdominal, barras para flexão e frades. Haverá ainda pisos antiderrapantes e uma marcação especial que remete ao centro do campo de futebol.

– Haverá sinalizações no chão com a imagem da Rosa dos Ventos. Todas elas remetem ao centro do campo de futebol, de modo que os torcedores irradiem energia para o palco principal e saibam exatamente onde estão com relação ao campo de jogo. Isso ajudará as pessoas a se encontrarem antes de entrarem no estádio – conta o engenheiro da Secretaria municipal de Obras, Mauro Bonelli.

Ao redor da estátua de Bellini, foram plantadas 13 palmeiras – número que não é por acaso, afinal, reza a lenda do “Velho Lobo” Zagallo que sempre trouxe sorte à Seleção Brasileira. Além delas, outras 80 serão plantadas no entorno do estádio, que conta com um novo projeto de paisagismo e de iluminação que vão destacar ainda mais as belezas do monumento mais saudoso do Rio de Janeiro.

Enquanto isso haja saudade. Morador da Tijuca, o estudante de Educação Física, Gustavo Guttler dos Reis, 21 anos, costuma correr ao redor do estádio enquanto acompanha de perto as obras de revitalização do entorno. O problema é segurar a expectativa.

– Corro aqui quase todos os dias e aproveito para ‘fiscalizar’ a obra. Não vejo a hora de ficar pronto, o Maracanã é como um parque de diversões para os moradores da região. Com ele pronto, vou até me animar a me exercitar com mais regularidade – contou.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*