Muito mais Maracanã

Muito mais Maracanã
January 30, 2012 admin

Obras de revitalização do entorno do estádio que vai sediar final da Copa e abertura das Olimpíadas incluem um redesenho paisagístico nas ruas próximas, além de integração do espaço urbano dos dois lados da linha férrea

Calçadões, ciclovias e passarelas-parque interligando os dois lados da linha férrea vão reurbanizar a área em volta do Maracanã, ajudando-o a figurar entre não só as maiores, mas as mais bem preparadas arenas do mundo. E o primeiro passo foi dado com o lançamento das obras no entorno do Estádio Mário Filho, que deverão alterar significativamente a infraestrutura local, incluindo a configuração do trânsito.

A revitalização do Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de 2014 e da abertura das Olimpíadas de 2016, inclui a construção de duas amplas passarelas, que deverão facilitar escoamento de torcedores e o acesso às áreas próximas à Quinta da Boa Vista, onde estará boa parte dos estacionamentos.

– Essas linhas de metrô e trem cortaram essa região do bairro, então nós vamos fazer essa reintegração com passarelas generosas, com oito metros de largura – detalha o secretário de Obras da Prefeitura do Rio, Alexandre Pinto.

Com custo de R$ 109,5 milhões e previsão de 14 meses de duração, as obras ao redor do estádio vão beneficiar as ruas Eurico Rabelo, Professor Manuel de Abreu, Mata Machado e Visconde de Niterói, além das avenidas Maracanã e Radial Oeste – todas importantes vias da Zona Norte.

O projeto, feito pelo escritório do renomado paisagista Roberto Burle Marx, inclui a construção de uma área de recreação, com mesa de jogos, bicicletário e equipamentos para exercícios, além de dois mil metros quadrados de pavimentação e iluminação em LED.

– Junto com essa grande reforma que os governos estadual e municipal estão fazendo, e também da integração das estações do Metrô e da Supervia, que acontecerá mais adiante, eu acredito que não vamos ficar devendo a nenhum grande estádio europeu – afirma o secretário.

 

As obras acontecem simultaneamente com as intervenções para conter os alagamentos da região da Praça da Bandeira, com a construção do primeiro dos quatro reservatórios de água pluvial que vão acabar com as enchentes da Bacia do Canal do Mangue. De acordo com a Prefeitura, um trecho do Rio Trapicheiros será canalizado, entre as ruas Ceará e Francisco Eugênio.

As obras na Bacia do Canal do Mangue serão realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (o PAC 2) a um custo de R$ 292 milhões e deverão estar concluídas em um prazo de 24 meses. As obras de infraestrutura do entorno do estádio deverão ficar prontas dois meses antes da Copa das Confederações, em 2013.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*